SERVIÇOS

HOME / SERVIÇOS

SERVIÇOS

Executamos serviços de perfuração em solo através de estacas e tubulões escavados. Oferecemos assessoria técnica para definir qual a mais adequada fundação a ser executada com dimensionamento correto dos projetos de fundações, com atendimento às normas brasileiras.

Fundação com Estacas Escavadas

Estacas Escavadas Ø 25 a 200 cm

Estacas escavadas é a denominação para estacas que, são executadas por escavação mecânica com equipamento rotativo, que tem o objetivo de perfurar o terreno e posteriormente, preencher o local perfurado com concreto.

Elas são geralmente, moldadas no local logo após a escavação do solo, ressaltando que possuem diâmetros que variam de 25 cm até 2 metros e existem máquinas que permitem que suas profundidades possam alcançar 25 metros de profundidade.

A execução dessas estacas é feita através de máquinas que possuem torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões, com o emprego de guinchos – que pode ser definido como um conjunto de tração e haste de perfuração hidráulica.

O diâmetro da perfuração e profundiade varia conforme o equipamento, podendo ser executado desde estacas de pequena profundidade com equipamento de pequeno porte até grandes profundidades com equipamento de torre para mais de 20 metros.

 

Benefícios oferecidos por esse modelo de escavação

A vantagem destas estacas escavadas está na mobilidade do equipamento e em sua qualidade e rapidez de produção, que permite a amostragem do solo escavado, atingindo a profundidade determinada em projeto. Além disso, esse modelo oferece uma ausência de vibração, podendo ser executada próximo à divisa sem dano às construções vizinhas.

Além disso, esse método garante um conhecimento imediato e real de todas as camadas do solo que foram atravessadas e possibilidade de uma segura avaliação de capacidade de carga da estaca, mediante a coleta de amostra e seu eventual exame em laboratório.

Ele também resiste a cargas elevadas; pode ser executado em locais inclinados e que não possui nível de água – lençol freático -; e, também, dá a possibilidade da utilização das estacas para execução de estruturas de contenção - cortina de estacas justapostas.

A colocação dos arranques dos pilares é feita de forma direta, eliminando a confecção de blocos de capeamento, e, otimiza, assim, o cronograma geral da obra.

Não podemos deixar de destacar que o custo é inferior em relação a outros tipo ou ainda sapatas diretas em volume de concreto, escavação e material.

Porém, não podemos deixar de citar algumas desvantagens, tais quais: elas têm a necessidade de um local nas proximidades para deposição de solo escavado; são susceptíveis a estrangulamento da seção em caso de solos compressíveis; a falta de detalhamento de como ela ficou depois de pronta a estaca, uma vez que não é possível saber como os materiais nela se encontram. Outro item a ser citado que é indicada para solos com estabilidade e sem presença de água proveniente do lençol freático.

 

Características das estacas escavadas

As estacas escavadas possuem as seguintes algumas características vantajosas, como a capacidade de suportar cargas elevadas; grande comprimento. Porém, existe a possibilidade desse tamanho ser prontamente alterado conforme conveniência, conforme o terreno. Ademais, a armadura para este tipo de estaca não depende de grandes transportes ou de condições especiais de preparação.

 

Bitolas utilizadas

As estacas escavadas são estacas de pequeno e de grande diâmetro, moldadas in loco, cujos furos são em solos estabilizados. Por isso, a escavação é processada por trado mecânico dentro das bitolas, que, por sua vez, são estabelecidas no projeto. 

 

Equipamentos Utilizados

A execução de uma estaca deve prever a utilização de alguns equipamentos, como o trado mecânico – que, por sua vez, deve ter diâmetro compatível com as estacas projetadas; guindastes para remoção do trado no próprio conjunto do equipamento sem depender de caminhões ou outro tipo de transporte.

Não podemos deixar de citar a mesa rotativa, que tem como objetivo acionar uma haste telescópica - que tem acoplada em sua extremidade inferior uma ferramenta de perfuração, cujo tipo varia em função da natureza do terreno a perfurar - trado. Assim, quando cheia de terra, as hastes telescópicas são levantadas e a ferramenta automaticamente esvaziada por força centrífuga.

A mesa rotativa ou perfuratriz é normalmente instalada em um chassi, que é acionado por um motor normalmente diesel e transmite, por meio de um redutor, o movimento rotatório à haste telescópica. A mesa também é dotada de uma central hidráulica que comanda o "pull down" da haste telescópica para dar  penetração à ferramenta de perfuração. As manobras da mesa são controladas pelo operador da máquina que aciona um guincho munido de cabo-de-aço para descida e subida das hastes telescópicas.

 

Tipo de Solo onde se utiliza a estaca escavada

Os métodos de escavação com trado mecanizado são os solos argilosos e arenosos em geral. Sendo assim, podemos afirmar que esse tipo de perfuração pode ser feito em qualquer tipo de solo, tencionando sempre para solos mais frágeis.

 

Como funciona?

O método de execução de uma estaca escavada consiste na perfuração, colocação da armadura e concretagem. Uma vez instalado e nivelado, o equipamento é posicionado na ponta do trado sobre o piquete de locação e é iniciada a perfuração. O trado é automaticamente esvaziado através da força centrífuga. Assim, essa operação é repetida várias vezes até se atingir a cota previamente estabelecida.

Dessa forma, assim que chegar essa cota, a característica do solo é confirmada para, logo, colocar a armadura e, posteriormente, fazer a concretagem da estaca.

Existem algumas características do concreto que devem ser levadas em consideração, como o abatimento ou “slump test” igual a 9 – mais ou menos dois centímetros; o fck deve ser igual a 20 Mpa; e, por sua vez, o consumo de cimento não pode ser inferior a 300 kg/m³.

 

Quer saber mais? Acesse nosso artigo e fique bem informado!

Fundações: Estacas escavadas, estacões ou tubulões? Descubra o tipo ideal para sua obra. 

Sondagens de solo SPT

 

Sondagens de Solo

O serviço de sondagem do solo consiste na investigação ou prospecção do subsolo de um terreno. A sondagem é essencial para o projeto de fundação de uma obra, uma vez que a sondagem determina as propriedades físicas do solo.

Os ensaios de sondagem devem ser realizadas em obras de pequeno, médio e grande porte para garantir segurança da estrutura e a economia de materiais e retrabalhos.

As sondagens geralmente informam a espessura e dimensão de cada camada do solo; a existência de água - e o seu nível; a profundidade da camada rochosa ou do material impenetrável ao amostrador; e as propriedades do solo ou da rocha, como: permeabilidade, compressibilidade e resistência.

Realizamos diferentes tipos de sondagens:

 

Sondagens à Trado

As sondagens à trado podem ser feitas com equipamentos mecanizados ou de forma manual. Os mecânicos podem ser de concha ou cavadeira, helicoidal, trado torcido e trado espiral.

Os trados cavadeira tem cerca de 5 à 15 centímetros de diâmetro e são usados para estudos de terraplanagem e pavimentação, barragens, subleito rodoviários e, ainda, sobre perfurações nas sondagens para que se encontre o nível de água.

Os trados helicoidais, torcido ou espiral, por sua vez, são empregados no interior do revestimento de sondagens. Eles são utilizados em solos argilosos e até mesmo abaixo do nível de água.

A sondagem com trados manuais são mais simples, rápidas e econômicas. Porém, ela geralmente penetra nas camadas de baixa resistência e acima do nível d’água. A amostragem é feita a cada metro, anotando-se as profundidades em que ocorrem mudanças do material. Essas sondagens são muito utilizadas para a determinação do nível do lençol freático.

O trado mecanizado é o processo de fundação profunda, é utilizado nos canteiros de obra, pois não produz lama, é fácil de ser transportado e manuseado e requer um número pequeno de operadores. Além disso, é caracterizado pela ausência de vibrações e a perfuração em solos de resistência elevada.

 

Sondagens à percussão SPT

A sondagem SPT - Standard Penetration Test -, ou teste de penetração padrão, é um processo muito usado para conhecer o tipo de solo, determinando o melhor tipo de fundação. Por meio desse tipo de sondagem, é possível determinar o tipo de solo atravessado pelo amostrador padrão, a resistência do solo e a posição do nível de água.

Os resultados das sondagens são apresentados em relatórios completos, que possuem todas as informações além da planta do local, pontos perfurados, perfis geológicos geotécnicos, número da obra, data de início e término, cota do furo e nível d’água - se tiver -, profundidade, e profundidade dos revestimentos.

 

Você ainda pode tirar outras dúvidas sobre sondagens acessando nossos artigos abaixo:

Sondagem de solo – Tudo que você precisa saber
Sondagem SPT: conheça o passo a passo

 

Estacão com Lama

Estacões Escavados

Estacões escavados são estacas de grande diâmetro moldadas “in loco” e que possuem perfuração mecânica à rotação, podendo ou não fazer o uso de fluído como lama bentonítica. O uso destas estacas tem ficado mais comum devido a sua facilidade e rápida execução e pela adaptabilidade a diversos tipos de terreno. Além disso, possui grande mobilidade e produção dos equipamentos, permite amostragem do solo escavado e atinge grandes profundidades.

Assim, as grandes vantagens do uso da estaca escavada é sua maior produtividade; o reaproveitamento da terra escavada; não agride edificações vizinhas por não causar abalos; não provoca vibrações no solo - pois é feita a partir de equipamento com rotações; dá a possibilidade de verificação do solo escavado e não depende de energia elétrica para o equipamento.

Com a escavação das estacas, você terá acesso ao conhecimento imediato e real de todas as camadas e a possibilidade de uma avaliação mais eficiente da capacidade de carga da estaca. É preciso destacar, que elas possuem condições de resistir a cargas elevadas e o dimensionamento por parte do projetista deverá sempre ter como base laudos de sondagens do local da obra.

A colocação dos arranques dos pilares e a confecção de blocos de capeamento são muito mais simples é ideal para otimizar o cronograma geral da obra.

Esses equipamentos podem ser usados perto de pessoas e de residências, uma vez que não possuem vibração e mesmo assim atingem profundidades muito grandes, porém até o leito rochoso. Elas se caracterizam por serem moldadas após a escavação do solo.

Mecanicamente, são empregados guinchos, tração e haste de perfuração hidráulica, e o avanço é feito através de prolongamento telescópico.

As estacas escavadas de grande diâmetro podem ser executadas mesmo com a presença de lâmina d’água - frequente em obras marítimas e na construção de pontes. Nesse caso, os equipamentos são montados em plataforma flutuante - barcaças de convés chato.

O método utilizado pelas estacas escavadas é o método executivo: uma vez instalado e nivelado, a ponta do trado é posicionada sobre o piquete de locação e é iniciada a perfuração. Dessa forma, o trado ou caçamba de perfuração é automaticamente esvaziado através da força centrífuga ou por abertura da base respectivamente. Assim, esta operação é repetida várias vezes até se atingir a cota final - que já foi estabelecida em projeto. Depois, é colocada a armadura e a concretagem da estaca.

O concreto, para ser realmente eficaz, necessita ter características específicas, satisfazendo as seguintes exigências: abatimento ou “Slump Test” = 20 ± 2 cm;  fck = 20 MPa; e consumo de cimento não inferior a 400 kg/m³.

A concretagem, seguindo essas especificações, apresenta resultados seguros, rápidos e eficazes. 

Locação de Máquinas Perfuratrizes

A Paraná Fundações conta com máquinas próprias, perfuratrizes hidráulicas montadas sobre caminhões e veículos fora de estrada (trator), para executar os serviço de fundações através de estacas escavadas com diâmetro de 25 cm até 2,00 metros, com até 25,00 metros de profundidade. Nossos equipamentos possuem inspeção anual com Laudo Técnico de Vistoria e ART. São operados por pessoal experiente, treinado e capacitado para executar os serviços com qualidade, segurança, rapidez e eficiência.
 
- Além de perfurações de solos com trados mecânicos normais, em casos especiais, quando o solo não permite a escavação com trado mecânico convencional, executamos as escavações utilizando máquinas equipadas com trados com pontas de Wídea.

Locação de Caminhão Munck

A Paraná Fundações é uma empresa especializada no aluguel de equipamentos para fundações.

Atua na região Sul com sede em Apucarana-PR e na região Centro Oeste com sede em Rondonópolis-MT, atendendo necessidades de particulares e empresas contando com as mais consagradas marcas e equipamentos do ramo.

Tem por missão oferecer serviços e produtos de qualidade, atendimento diferenciado e agilidade na entrega.

Projeto de Fundações

As Fundações de qualquer edificação devem ser dimensionadas considerando sempre as cargas atuantes especificadas em projeto estrutural. Um projeto bem elaborado otimiza a estrutura de fundação levando a uma economia significativa no custo da fundação e consequentemente no custo final da obra. O projeto de fundação deve ser elaborado sempre por profissionais experientes na área, de forma conjunta com o projetista estrutural da edificação, haja visto, que um projeto pode provocar interferência no outro. Uma análise detalhada dos itens envolvidos como cargas atuantes, sondagens do solo e o tipo de fundação adequada a ser aplicado na obra são fundamentais para iniciar qualquer projeto de fundação.

 

Acesse nosso artigo e tire suas dúvidas!

Fundações – conheça os tipos ideais

 

CONSULTORIA DE SOLO

Prestamos consultoria para a análise e realização de qualquer tipo de projeto e também atuamos na área de gestão de processos. Prestamos uma gama de serviços bastante abrangente na área de consultoria e nosso foco principal pode ser definido pelas áreas econômicas.

Escavação manual de bases para Tubulões

A adoção da escavação manual dependerá da natureza do solo, das características do local (topografia, espaço livre, interferências) e do volume a ser escavado, ficando sua autorização a critério da Fiscalização.